ff

Camboriu.tv - blog@camboriu.tv
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
57 praias de Santa Catarina estão contaminadas por esgotos domésticos, aponta relatório da Fatma

Número representa 1/3 do total de 199 praias do Estado monitoradas pela Fatma
 
Cinquenta e sete praias de Santa Catarina estão contaminadas por esgotos domésticos, aponta relatório da Fatma Hermínio Nunes/Agencia RBS
Lagoa da Conceição é um dos pontos críticos de Florianópolis
Está chegando a época do ano em que Santa Catarina é mais procurada pelos turistas. O Estado oferece diversidade em suas paisagens, com baías, enseadas, costões e ilhas, com exuberante beleza natural, perfeita para curtir as férias de verão.
 
Mas, como está a qualidade das praias? Segundo a Fundação do Meio Ambiente (Fatma), das 199 praias monitoradas, 57 estão contaminadas por esgotos domésticos. Os números foram atualizados no primeiro dia de novembro e a partir desta terça-feira o monitoramento será semanal até março — de abril a outubro, o monitoramento era mensal.
 
Dos 65 pontos monitorados nas praias de Florianópolis, 19 estão impróprios. Os mais críticos são Lagoa da Conceição, Armação do Pântano do Sul, Fazenda da Armação, Beira-Mar Norte, Pontas das Canas, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Itaguaçu, Balneário, Bom Abrigo, Jardim Atlântico, Matadouro, Ingleses, Praia da Saudade, Tapera e Palmeiras.
 
O monitoramento da qualidade da água do mar é realizado por meio de análise, através da contagem da bactéria Escherichia coli (E.c.) presente nas fezes de animais de sangue quente, que podem colocar em risco a saúde dos turistas e da população local.
Conforme a Fatma, praias maiores possuem dois ou mais pontos monitorados. Assim, se um deles for considerado impróprio não significa que toda a praia esteja inadequada. Segundo a Fatma, a responsabilidade pelo saneamento básico é da prefeitura e o trabalho de fiscalização é realizado em conjunto.
 
Enquanto a Fundação fiscaliza grandes empreendimentos e caminhões limpa-fossa — sendo que 33 foram autuados por não possuírem licença ambiental, durante o ano — as prefeituras ficam com fiscalização das casas.
 
A Fundação está distribuindo uma cartilha de coleta em escolas e eventos, salientando que o melhor camnho é a educação ambiental. Foi criada também a campanha Selo Verde da Fatma para estimular as grande empresas, que são reconhecidas por trabalhos em favor do meio ambiente.
 
Entenda como funciona
Própria: quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
 
Imprópria: quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.
 
Confira o número de praias impróprias por cidade:

:: São Francisco do Sul: 8 (todas estão próprias)
:: Arroio do Silva: 1
:: Balneário Camboriú: 1
:: Balneário Barra do Sul: 1
:: Balneário Rincão: 2
:: Barra Velha: 3 — tendo apenas o ponto da Av. Armando Petreli considerado próprio
:: Bombinhas: 2
:: Florianópolis: 19
:: Governador Celso Ramos: 3
:: Itajaí: 2
:: Itapema: 4
:: Itapoá: 1
:: Joinville: 1 (a única praia)
:: Navegantes: 2
:: Passo de Torres: 1
:: Penha: 9 (das 11 praias da cidade)
:: Piçarras: 1
:: Porto Belo: 4
:: São José: 1

Postado por WM Internet as 18:11 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

 

Últimos Posts

Dica - Blog saudável
Arte contra a ineficiência
Um mundo melhor
Contagem regressiva para o Facebook sair do ar
Quatro pessoas de Frederico Westphalen morrem na B...
1 trilhão de impostos
Onde você gostaria de trabalhar?
Aula de direito
TelexFREE é interditada pela justiça
O vídeo que as TVs não mostraram

Arquivos

Dezembro 2012 Março 2013 Maio 2013 Junho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Janeiro 2014 Julho 2014 Julho 2015 Outubro 2015

 

 

 

WM INTERNET